Início > Notícias > CAFAP e CLDS dão suporte ao GAAF na criação e dinamização de acções de sensibilização a pais do Agrupamento de Escolas de Coruche
Folhetos CAFAP

O CAFAP aceitou o convite do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) de Coruche e cedeu dois panfletos temáticos da sua coleção para servirem de ponto de partida à realização de algumas ações de sensibilização a famílias, a decorrer agrupamento de escolas de Coruche no 3º período letivo de 2015/2016.

Assim, com a dinamização do GAAF e do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Coruche, os conteúdos abordados pelo CAFAP nos temas “Dizer Não – a importância” (nº44) e “Limite e consequência” (nº 69) dão o mote para duas de três sessões de esclarecimento, informação e reflexão com pais de crianças entre o 1º e o 9º ano de escolaridade, do concelho de Coruche. A outra sessão será direcionada a pais de alunos entre o 10º e o 12º ano de escolaridade, cujo tema incidirá sobre a importância dos resultados escolares e as saídas profissionais.

Nas sessões baseadas nos dois temas do CAFAP, os técnicos do GAAF e do CLDS têm a tarefa de apresentar aos pais um assunto fundamental na relação escola-pais-crianças/jovens, nomeadamente, a necessidade da existência de limites, regras e autoridade. Deste modo, os pais participantes poderão reflectir e aprender sobre a importância de em muitos momentos da vida dizerem “filho, isso não pode ser assim como queres”, ou “não podes, sou eu que mando”. Será abordada a forma como dizer “não” ajuda a criança a saber fazer escolhas, a ser mais moderada e menos impulsiva, a constituir e a respeitar figuras de autoridade, a lidar com a frustração e a ser mais sociável.

O convite de colaboração do GAAF ao CAFAP é o reconhecimento da qualidade e da pertinência desta coleção temática por parte da comunidade escolar (professores e técnicos de intervenção psicossocial).