Início > Notícias > CAFAP estabelece parceria com CLDS de Salvaterra de Magos na aplicação de programa de Educação Parental
Notícia_novembro.2016 -  CAFAP parceria CLDS Salvaterra

O CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social) de Salvaterra de Magos solicitou uma reunião de parceria ao CAFAP de Coruche, de modo a conhecer quais os programas de educação parental que dispõe, avaliar a possibilidade de lhes ser facultados e qual a formação específica para os aplicar.

A aproximar-se dos dez anos de funcionamento, o CAFAP de Coruche tem-se especializado na aplicação de programas de educação parental para todos os pais e cuidadores abrangidos pelo serviço, disponibilizando-os também à comunidade. Neste momento conta com 5 programas de educação parental, cada um com a sua especificidade e método, sendo que 4 deles são da sua autoria. Pelo reconhecimento que os parceiros têm do CAFAP e nos seus programas de educação parental, é frequente solicitarem a ativação de parcerias neste sentido. A reunião ocorrida em novembro com o CLDS de Salvaterra de Magos reforça o estatuto do CAFAP como especialista na área da educação parental, ativou parcerias e, acima de tudo, permitirá abranger um maior número de famílias.

Como resultado da reunião, o CAFAP de Coruche assumiu o compromisso de facultar um dos seus programas ao CLDS de Salvaterra de Magos. Esta resposta social ficará responsável por aplicar e desenvolver o programa à sua comunidade, com a divulgação e reconhecimento do CAFAP de Coruche como criador do mesmo. Cremos ser este o caminho para a ativação duma rede de parcerias sólidas e conscientes dos objetivos da intervenção social.

Este tipo de ações formativas/educativas surge para responder às reais dificuldades que muitos adultos sentem no seu relacionamento com os mais novos, pretendendo ensinar, conduzir ou ajudar os pais nesta cada vez mais complexa tarefa de educar um filho. Longe da pretensão de fornecer aos pais uma formula única de como ser “bom pai”, ou de promover sessões em que um perito indica aos participantes o modo de agir (sem que o processo de “ensino” motive para alguma mudança significativa na interação com os filhos), os programas de educação parental desenvolvidos pelo CAFAP de Coruche têm como objetivo desenvolver as competências parentais que permitam um melhor e mais adequado desempenho das suas capacidade educativas, num processo de “co-construção” grupal.