Início > Notícias > CLDS 3G aposta no voluntariado de proximidade a pessoas idosas
Imagem1

O CLDS 3G Coruche Investe tem, entre outros, o objectivo de reduzir o isolamento e a solidão de pessoas idosas. Para isso criou diversas ações que a equipa tem vindo a desenvolver ao longo do tempo, nomeadamente os Ateliers seniores, a Equipa de Proteção à Pessoa Idosa em Risco (EPPIR), os Ateliers Encontro D’Artes, o Vai e Vem, as Histórias com Vida e o… Dar Mais. Aqui destacamos o Dar Mais!

O Dar Mais envolve ações que estão diretamente ligadas à área do voluntariado: sensibilização, formação e projetos de voluntariado de proximidade.

Como objetivos foram definidos a sensibilização e capacitação da comunidade para a prática do voluntariado e ainda a dinamização de uma rede de suporte social com base nos princípios do voluntariado de proximidade às pessoas idosas quer através de visitas regulares quer através do contacto telefónico.

O Dar Mais promove uma cultura de solidariedade e cidadania activa e envolve a comunidade na procura de soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida familiar e individual, particularmente, através do recurso ao voluntariado social.

No âmbito da prestação de serviços de voluntariado promovem-se diversas atividades de acordo com a necessidade de cada pessoa idosa. As atividades podem passar pelo acompanhamento pessoal e social (conversar; idas ao médico/acompanhamento a consultas); pela educação para a saúde (por exemplo, incentivar a beber mais água quando faz mais calor); pelo acompanhamento na realização de compras ou acompanhamento a serviços; pelo auxílio nas atividades da vida diária; pelo apoio informativo (ajudas técnicas; utilização de serviços; direitos e deveres de cidadania, entre outros); pela animação; pelo encaminhamento para os recursos e serviços disponíveis na rede social; entre outras.

A fim de apoiar o trabalho desenvolvido pelas pessoas voluntárias, são efetuadas reuniões regulares por forma a dar o suporte técnico necessário.

Este projeto de voluntariado de proximidade junto de pessoas idosas em situação de isolamento social tem, até ao momento, nove pessoas que, do pouco tempo que têm, acompanham 16 pessoas idosas. No total, mais de 150 horas foram dedicadas ao voluntariado social no concelho de Coruche.

Se tem algum tempo disponível e quer fazer a diferença, contacte-nos!


19990297_1535710036481952_8320213451714508746_n