Início > Notícias > CLDS+ Coruche Investe termina com sucesso

Após quase um ano de vida, decorreu no passado dia 16 de junho a cerimónia que ditou o encerramento do CLDS+ Coruche Investe, no Auditório do Museu Municipal de Coruche. Este projeto de desenvolvimento social local teve por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de diversas ações, a executar em parceria, que contribuíram para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza (especialmente a infantil) e da exclusão social.

O referido auditório encheu para ouvir os resultados obtidos pelo projeto ao longo dos 11 meses de intervenção, tendo a sua coordenadora (Dr.ª Ana Laranjinha) destacado as 1664 pessoas abrangidas em todos os eixos do projeto, sendo que 908 delas passaram pelo Gabinete de Emprego e Empreendedorismo, culminando num total de 80 integrações em mercado de trabalho. Este número ganha maior expressão face à elevada taxa de desemprego existente a nível nacional.

O CLDS+ cessou a intervenção mas deixa como legado algumas atividades e respostas úteis à comunidade de Coruche, entre as quais o GEPE (Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego), a Casa da Gente: Casa Comunitária de Coruche (localizada na rua dos antigos bombeiros municipais); mantém a dinamização das associações locais através do Atelier Encontro D’Artes e, por fim, uma equipa de Proteção ao Idoso.

Entre os convidados e parceiros, destaque para a presença na cerimónia do Dr. Tiago Leite (Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Santarém), do Eng. Francisco Oliveira (Presidente do Município de Coruche), da Dr.ª Anabela Oliveira (Diretora-adjunta do Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém), da D. Cristina Teixeira (Presidente da Direção da Cáritas de Coruche) e da Dr.ª Ana Laranjinha (Coordenadora do CLDS+ Coruche Investe). No final, todos eles dirigiram palavras elogiosas ao desempenho do projeto e confirmaram a sua utilidade e importância no contexto socioeconómico de Coruche.

Foram ainda entregues os prémios do concurso de Mérito Associativo. A Búzios (Associação de Nadadores Salvadores de Coruche) e o CRIC (Centro de Reabilitação e Integração de Coruche) foram as duas entidades agraciadas com os prémios a concurso. À ASSECOR (Associação Sénior de Coruche) foi atribuída uma Menção Honrosa pelos bons serviços prestados junto da comunidade coruchense.

À Cáritas de Coruche resta afirmar todo o prazer e honra que teve em aceitar e concretizar tamanho desafio, assim como informar que está a proceder à candidatura para o CLDS 3G (aprovada em reunião de CLAS no dia 8 de julho, na presença do Sr. Presidente do Município de Coruche, do Diretor da Segurança Social de Santarém e dos restantes parceiros) e que enquanto entidade executora e promotora, mantém elevadas expectativas quanto à possibilidade de poder em breve dar continuidade às atividades desenvolvidas, assim como de implementar outras consideradas essenciais no concelho de Coruche.