Início > Notícias > Famílias do CAFAP comemoram Dia Internacional da Família com visita ao Parque das Nações
foto

Pelo segundo ano consecutivo, o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) de Coruche realizou a atividade “Dias Incríveis” para celebrar o Dia Internacional da Família, desta vez com uma visita em família à cidade. Após a ida à praia no ano anterior (o que para muitas crianças foi a primeira vez!), este ano quisemos dar a conhecer um pouco do que é uma grande cidade.

Assim, no dia 29 de junho de 2016, 49 crianças, jovens e suas famílias abrangidas pelo CAFAP visitaram o Parque das Nações em Lisboa, tendo sido um dia inteiro passado ao ar livre, a explorar relvados, a medir a altura dos prédios, a adivinhar de onde levantavam os aviões, a descobrir vulcões de água e a refrescar a alma com o doce carinho da família.

Para lá da empolgante viagem no Teleférico, dos saborosos geladinhos na esplanada e da euforia com o que é um grande centro comercial, o que se tornou comum a todos os participantes foi o entusiasmo, a motivação e a felicidade com que desfrutaram do dia!

A atividade “Dias Incríveis” decorre pelo menos uma vez por ano e é mais do que um passeio. Reflecte a noção que basta acionar poucos recursos para tornar grandes os pequenos prazeres da vida e que este é o caminho para a inclusão e a modelagem de comportamentos saudáveis e de competências socialmente desejáveis. Tem como objetivos proporcionar às famílias de crianças e jovens acompanhados o acesso a experiências que, de outra forma, não estariam ao seu alcance. Através dessas novas experiências espera-se diminuir o impacto da pobreza infantil no concelho de Coruche e reforçar as relações familiares positivas pela partilha de momentos de lazer.

Destaque mais uma vez para o impacto que a atividade provocou na relação entre técnicos da equipa e famílias, tornando-a mais descontraída, de maior abertura e confiança mútua, o que com certeza será uma mais-valia para a intervenção. Afigura-se como que um “trabalho invisível”, mas com resultados significativos.