Início > Notícias > O primeiro trimestre de trabalho de 2015 da equipa de RSI trouxe resultados positivos para as famílias
teste

A Equipa Multidisciplinar de Rendimento Social de Inserção (RSI) da Cáritas Paroquial de Coruche tem como principal objetivo apoiar e melhorar a condição das famílias em carência económica, contribuindo para a sua autonomia emocional, social e laboral. Realizando a sua intervenção nos concelhos de Coruche e Benavente (freguesia de Samora Correia), a equipa acompanha atualmente 151 agregados familiares, dos quais 82 pertencem ao concelho de Coruche e 69 ao concelho de Benavente.

Durante o primeiro trimestre de 2015, os resultados da atividade da equipa mostram que a maior diferença entre os dois concelhos se verifica ao nível dos atendimentos e das reuniões realizadas, sendo estes em maior número em Coruche. Não se verificam diferenças significativas no que diz respeito ao número de contratos de inserção (CI) assinados e aos processos cessados (Gráfico1). No que diz respeito ao motivo de cessação dos processos verifica-se que no Núcleo Local de Inserção (NLI) de Coruche, os resultados são dispersos, destacando-se ligeiramente a integração em mercado de trabalho, seguida do incumprimento na área do emprego. Já no NLI de Benavente, verifica-se claramente que o principal motivo de cessação do processo é a integração em mercado de trabalho (Gráfico 2).

Espera-se que com a continuidade da intervenção da equipa aumentem as integrações em mercado de trabalho e que, por outro lado, diminuam os incumprimentos verificados em algumas áreas, como por exemplo a educação ou o emprego. Desta forma espera-se ir de encontro às necessidades e expectativas dos agregados e dar um contributo positivo para a sua autonomização.