Início > Notícias > Resultados do CAFAP em 2016 superam o previsto
Notícia_Março.2017 - Resultados do CAFAP em 2016 superam expectativas

O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) de Coruche intervem há nove anos consecutivos no acompanhamento psicossocial a famílias com crianças e jovens em risco e na prevenção da institucionalização das mesmas. O apoio psicossocial é prestado às famílias através de um acompanhamento de proximidade, quer nos seus domicílios quer nas instalações do serviço, e sempre mediante a disponibilidade das famílias.

Como balanço da atividade desenvolvida em 2016 sobressaem os seguintes resultados:

– das 33 crianças, jovens e suas famílias abrangidas no acordo, o CAFAP de Coruche interveio diretamente com 60 famílias, perfazendo um total de 119 crianças e jovens;

– 52 crianças e jovens tiveram processo de promoção e protecção instaurados, na maioria (34) com medidas de apoio junto dos pais;

– 265 visitas domiciliárias;

– 525 atendimentos psicossociais (consultas de psicologia clínica; sessões de aconselhamento parental; sessões de educação parental; entre outros).

Os números alcançados superaram assim (e mais uma vez) em larga escala o previsto em acordo com o instituto da segurança social e o previsto no plano de atividades de 2016. Este valor justifica-se pelas solicitações de apoio que o CAFAP recebe diariamente e pelo esforço em responder a problemáticas crescentes no concelho. Não se trata apenas de superar os números, é também o esforço suplementar por parte da equipa técnica e um compromisso ético e comunitário da Cáritas de Coruche em não deixar desprotegida nenhuma família em situação de risco para com as suas crianças.

Intervindo com as famílias na procura de uma mudança que conduza a uma parentalidade mais positiva e eficaz, evita-se o afastamento dos filhos à família, objetivo matriz da linha de intervenção da equipa. É nesta base que actua o CAFAP de Coruche, que desde a sua constituição já evitou que muitas crianças fossem institucionalizadas. O trabalho é reconhecido na comunidade e a fiabilidade do serviço continua a aumentar. É um serviço especializado no acompanhamento à família e reconhecido no concelho como tal.