Início > Notícias > Segurança Social renova acordo com o CAFAP de Coruche

No dia 21 de Julho o CAFAP de Coruche e o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, a pedido do Instituto de Segurança Social, renovaram o acordo atípico do serviço CAFAP para o concelho de Coruche. A partir de agora, o CAFAP tem formalmente o acordo que o insta a funcionar nos moldes descritos na portaria 139/2013 do Diário da República.

Esta renovação do acordo vem validar todo o trabalho até agora desenvolvido e certificar o CAFAP como entidade especializada na intervenção com famílias com crianças e jovens com vista à valorização de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, tendo em conta o desenvolvimento integral das crianças e jovens no seio familiar.

Atendendo à crise económica instalada em Portugal, também o acordo protocolado sofreu alterações menos positivas, como a redução do número de famílias financiadas, que passaram de 40 para 33. No entanto, o CAFAP de Coruche mantém o compromisso assumido com as famílias e compromete-se, junto do ISS e Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, a continuar a acompanhar o máximo número de famílias que lhe for qualitativamente possível, garantindo assim que nenhuma situação de risco/perigo com crianças/jovens fique desprotegida.

Importa ainda referir que desde 2014 o CAFAP tem estado a acompanhar uma média de 54 famílias mensalmente. O Centro Distrital de Segurança Social de Santarém, reconhecendo este esforço, comprometeu-se a rever o acordo e a aumentar o número de famílias acompanhadas assim que possível, indo de encontro à realidade.