Início > Serviços > CLDS+
clds

TESTEEEPrograma de desenvolvimento social local que tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria.

Este programa terminou a 19 de junho de 2015.

A quem se dirige?

Comunidade em geral, com maior incidência na população desempregada.

Objetivos

• Promover a integração profissional de desempregados e jovens à procura de primeiro emprego e pessoas portadoras de deficiência, no concelho de Coruche, através de uma estreita parceria com centros de emprego e formação e potenciais entidades empregadoras, da disponibilização de informação, captação de ofertas de trabalho, avaliação e desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras;
  • Prevenir o risco de pobreza infantil, através da identificação dos factores de risco e intervenção na família em articulação com os recursos existentes na comunidade, ao nível da disponibilização de informação, acções de sensibilização e de programas de desenvolvimento de competências;
  • Capacitar a comunidade e as instituições, desenvolvendo ações de apoio técnico à auto-organização dos habitantes de Coruche e de promoção da revitalização de associações locais;
  • Responder a algumas das necessidades sociais identificadas na comunidade de Coruche, facilitando o acesso à informação dos recursos existentes e criando em parceria um projecto de intervenção social no âmbito da protecção do idoso em risco.

Princípios orientadores da intervenção

O CLDS+ Coruche Investe tem os princípios orientadores da intervenção balizados pela Portaria n.º135-C/2013, de 28 de Março, bem como pelas suas Normas Orientadoras.
Acrescem os valores e princípios norteadores da Cáritas de Coruche.

Equipa técnica

A equipa técnica é constituída por uma Assistente Social/ Coordenadora, uma Gestora de Empresas, um Psicólogo Clínico, uma Educadora Social, uma Animadora Sociocultural e uma Administrativa.

Horário de funcionamento

Os serviços gerais têm o seguinte horário: 2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 17:00 (ou noutro horário sempre que tal se justifique).
O Gabinete de Emprego e Empreendedorismo está aberto ao público às 2.ª e 4.ª feiras das 14:00 às 16:30 e 3.ª e 5.ª feiras das 9:30 às 12:30.

Morada: Largo de Valadares, nº1, 2100-112 Coruche
Tlm: 960 466 095
E-mail: cldsmaiscoruche@caritascoruche.pt
Facebook: https://www.facebook.com/cldsmais.corucheinveste

Serviços

• Gabinete de Emprego e Empreendedorismo (entre as suas atividades salientam-se: procura ativa de emprego, ofertas de trabalho, medidas ativas de emprego, atendimento e acompanhamento a desempregados, sensibilização e encaminhamento para as medidas Contrato Emprego-Inserção, Contrato Emprego-Inserção+, Actividades Socialmente Úteis e Trabalho Socialmente Necessário, encaminhamento para qualificação e sensibilização aos empresários);
  • Grupos de entre-ajuda em desenvolvimento de competências profissionais (GEPE e TEIA), sendo que o TEIA é um programa que surge na continuação do anterior CLDS. Por seu lado, o GEPE está a ser implementado a nível nacional por outras entidades numa parceria com o Instituto Padre António Vieira, com o qual a Cáritas Paroquial de Coruche estabeleceu uma parceria, por forma a trazer esta iniciativa para o concelho de Coruche;
  • Sensibilização dos empresários, das instituições e entidades empregadoras locais para a criação de novos postos de trabalho através de medidas activas de emprego;
  • Ao nível do empreendedorismo, prevê-se o apoio na promoção e concretização de projectos de criação do próprio emprego, bem como a promoção de competências empreendedoras em jovens do secundário, contando ter como parceiro privilegiado a NERSANT e o Agrupamento de Escolas de Coruche;
  • Pretende-se apostar no acompanhamento de jovens que abandonaram ou concluíram o ensino secundário, através de elaboração e implementação de projectos de inserção para jovens;
  • Dinamização de Atelier’s em parceria com as várias entidades locais para promoção de competências pessoais, sociais, parentais, entre outras, sendo que se destaca a Casa Comunitária que será um espaço cedido pela Câmara Municipal de Coruche e que permitirá a concretização destes Atelier’s e de outras actividades, nomeadamente ciclos de cinema, acções de informação/sensibilização à comunidade;
  • Apoio à Segurança Social através da disponibilização dos técnicos do CLDS+ para o atendimento de proximidade da Acção Social na freguesia do Couço;
  • Elaboração de um estudo dos factores de risco da pobreza infantil no concelho de Coruche e publicação dos resultados;
  • Criação/revitalização de associações;
  • Aposta na formação dos dirigentes associativos, na continuidade do que o CLDS anterior havia efetuado;
  • Lançamento de um concurso de fotografia sobre o “Olhar Associativo” e um Prémio de Mérito Associativo, com vista à promoção, divulgação e revitalização das associações locais;
  • Segunda edição do Guia de Recursos;
  • Feira do Emprego e Empreendedorismo e Mostra de Associativismo;
  • Criação de uma Equipa de Protecção ao Idoso em Risco.

Inscrições

As inscrições para emprego, formação profissional ou empreendedorismo deverão ser efectuadas no Gabinete de Emprego e Empreendedorismo no local e horário designados para tal.