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A Cáritas de Coruche, desenvolve ainda outros projetos diferenciados no âmbito da ação social com diferentes objetivos, nomeadamente:


ELOS

Este projeto, de âmbito sóciocaritativo, destina-se a apoiar famílias socialmente desfavorecidas, através de uma rede de colaboradores voluntários (elos) em articulação com a Cáritas Diocesana de Évora. Daí designar-se por: “Projeto de Apoio à Família – Elos/Cáritas” ou simplesmente: “ELOS /CÁRITAS”.

A quem se dirige?

Os destinatários do projeto são, prioritariamente, as famílias cuja situação económica se situa no limiar da pobreza, ou seja, aquelas que se debatem com insuficiência de rendimentos no acesso aos bens de primeira necessidade.

Objetivos

  • Na Cáritas de Coruche o projeto tem como principais objetivos: Criar o “Observatório Social do Atendimento Social de Proximidade” de Coruche, o qual, através dos ELOS (pessoas de referência em cada freguesia do concelho de Coruche) pretende identificar e encaminhar as situações de maior pobreza, para que não exista ninguém que por desconhecimento, ou negligência da comunidade, deixe de receber o apoio de que necessita;
  • Apoiar através do pagamento de despesas pontuais e/ou disponibilização de bens às situações de emergência social identificadas e encaminhadas para o projeto e, nos casos em que se verifique pertinência, encaminhamento para os recursos locais;
  • Realizar avaliação social periódica a todos os agregados familiares acompanhados no âmbito do ELOS;
  • Estabelecer parcerias com outras entidades públicas e privadas de modo a reforçar os recursos disponibilizados pelo projeto.

Princípios orientadores da intervenção

A missão e os valores que regem a Ação da instituição.

Equipa técnica

Intervêm na execução do projeto três tipos de Agentes:

  • Técnicos sociais (disponibilizados pela Cáritas Diocesana de Évora e que têm a função de coordenação da atividade realizada pelos pólos locais);
  • Agentes locais de ação sóciocaritativa (na qual se inserem os técnicos disponibilizados pelos pólos locais e que têm a função de atendimento e acompanhamento das situações sociais encaminhadas para o projeto e mobilização dos ELOS);
  • ELOS (pessoas da comunidade que identificam, referenciam e acompanham situações de pobreza mais evidentes, existentes na respetiva comunidade paroquial).

Serviços

No ELOS desenvolvem-se as seguintes ações:

  • Avaliação e atendimento social;
  • Visitas domiciliárias (quando se verifique pertinente);
  • Apoio pontual no pagamento de despesas/dívidas (mediante critérios e disponibilidade financeira);
  • Articulação com outros recursos da instituição e comunidade.

Admissão

Para que uma família possa ser abrangida pelo ELOS existe necessidade de se realizar uma avaliação social da situação atual do agregado familiar, de modo a aferir se responde aos critérios de admissão. Para que possa ser feita a análise sócioeconómica da família serão pedidos comprovativos de despesas e receitas, e cópia dos cartões de identificação de todo o agregado familiar. Se necessário poderá ainda ser feita visita domiciliária.

Só após parecer positivo dos técnicos, a família será integrada no ELOS. As famílias que já estejam a ser alvo de acompanhamento pela Cáritas de Coruche noutras respostas sociais ou por outras entidades do concelho que realizem acompanhamento social, só serão integradas após parecer positivo dos seus técnicos de referência.

Horário de Funcionamento

O ELOS funciona todos os dias de manhã (10h00 às 12h00), mediante a necessidade.

Contactos

Morada: Travessa do Forno n.º 16-18, 2100-210 Coruche
Tlf: 243 679 387

Perguntas Frequentes

Posso usufruir do ELOS?
Qualquer pessoa da comunidade de Coruche pode vir a usufruir do apoio do Elos, desde que responda aos critérios de prioridade e não exista na comunidade outra resposta social que possa responder melhor às suas necessidades.

O que é necessário para poder ser abrangido?
Ser alvo de uma avaliação sócioeconómica, entregar os documentos necessários para a avaliação e elaboração do processo familiar, ter parecer positivo do técnico de acompanhamento social de referência, caso esteja a ser acompanhado por um serviço de comunidade.

Em que consiste o apoio do Elos?
O apoio do ELOS é um apoio pontual no pagamento de despesas/dívidas em situações de emergência social, sendo que o valor a atribuir depende da situação e da disponibilidade financeira da instituição. Para além do apoio económico, a instituição canaliza para os utentes do ELOS os alimentos que recebe do Banco Alimentar, sendo uma das entidades locais que dinamiza as campanhas de recolha de alimentos do Banco Alimentar em Coruche.
Os utentes do ELOS podem ainda ser encaminhados para a Loja social, onde podem adquirir alguns bens essenciais a preços simbólicos.

Com que periodicidade?
Conforme referido anteriormente o apoio do ELOS é pontual, não sendo possível manter um apoio contínuo. Cada caso é um caso, sendo o apoio dado em função da situação, da disponibilidade financeira da instituição e de critérios definidos pela Cáritas Diocesana de Évora.

Por quanto tempo o meu processo é válido?
O processo deve ser alvo de uma atualização anual, sendo que no início de cada ano a família deverá entregar aos técnicos de acompanhamento locais ou aos ELOS os documentos necessários à reavaliação do seu processo.

Ao ser abrangido pelo ELOS posso ser alvo de visita domiciliária e avaliação social?
As famílias beneficiárias da intervenção do ELOS podem ser alvo de visitas domiciliárias, com o objetivo de aferir as suas condições sócioeconómicas ou para desenvolvimento de ações sócioeducativas consideradas importantes para responder às necessidades identificadas.

Com que periodicidade a minha situação social será avaliada?
  • A insuficiência de rendimentos é determinada a partir do cálculo do valor da capitação mensal, tendo-se para isso em conta: os rendimentos e as despesas fixas com habitação, saúde e educação, bem como a dimensão do agregado familiar;
  • Têm prioridade para efeitos de apoio do projeto, as famílias cuja capitação seja igual ou inferior ao valor da pensão social;
  •  Nos critérios de prioridade será igualmente tida em conta se existem outras entidades a prestar apoio social à família, os apoios recebidos e se existem outras prestações sociais de que sejam beneficiários, sendo dada prioridade a quem se encontra totalmente desapoiado;
  •  Outras situações poderão ser abrangidas, caso haja disponibilidade para tal, prevalecendo sempre o critério da caridade, entendida como “coração que vê” para além das circunstâncias e da simples análise económica. Neste sentido, serão tidos em especial consideração os casos da chamada “pobreza envergonhada”.

De onde são provenientes as verbas do ELOS?
O ELOS vai buscar os seus recursos financeiros a donativos de particulares, a tranches entregues pela Cáritas Diocesana de Évora, aos donativos dos Amigos da Cáritas, às verbas do peditório em Coruche realizado na semana da celebração do Dia nacional da Cáritas e vendas da Loja social.

Loja Social

Espaço onde se procura dar resposta às necessidades das famílias na aquisição de bens de primeira necessidade a preços simbólicos. É dinamizado por um grupo de voluntários e conta com a colaboração das várias equipas técnicas da Instituição que fazem a sinalização e encaminhamento das pessoas para este recurso

A quem se dirige?

A população alvo a abranger são crianças e jovens, famílias, idosos, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, beneficiários de RSI e comunidade em geral, com carência económica.

Objetivos

  • Promover e contribuir para a melhoria das condições socioeconómicas das famílias em situação de maior vulnerabilidade do concelho de Coruche, apresentando-se como um recurso complementar às intervenções de carácter social, através da disponibilização de bens a preços simbólicos;
  • Desenvolver a responsabilidade social das empresas e comércio locais, através da criação de protocolos que viabilizem a sustentabilidade do espaço, bem como na recolha dos bens.

Princípios orientadores da intervenção

A ação da loja social sustenta-se na missão e valores da Cáritas de Coruche estando subjacente a vontade de contribuir para o bem-estar pessoal e social da comunidade de Coruche.

Equipa técnica

Um grupo de voluntárias com motivação, garra e vontade de apoiar o outro.

Horário de Funcionamento

Funciona às segundas e quartas feiras das 9h30 às 12h00

Contactos

Morada: Rua de Olivença, 19, 2100-151 Coruche
Informações: 934 010 625 (Direção Técnica)

Perguntas Frequentes

Como posso usufruir da Loja Social?
Para poder usufruir da Loja Social deverá ser portador de uma ficha de encaminhamento que é entregue ao grupo de voluntárias, responsável pelo atendimento, selecção e entrega da roupa, numa data pré-definida. 

Como posso ter acesso à ficha de encaminhamento?
Deverá dirigir-se ao seu técnico de referência no âmbito do seu acompanhamento social e solicitar a respectiva ficha. O técnico avaliará a sua necessidade e após parecer positivo, ser-lhe-á entregue a ficha de encaminhamento com a data do seu atendimento na Loja social.

Para poder ter acesso à Loja Social necessito de ser acompanhado pela Cáritas?
Não. Qualquer entidade pública ou privada sem fins lucrativos que seja parceira formal ou informal da Cáritas de Coruche e que faça acompanhamento social pode encaminhar pessoas para a loja social.

A minha entidade não é parceira da Cáritas. O que é necessário fazer para que passe a ser parceira neste projecto?
Para que uma Entidade seja parceira da Cáritas de Coruche no âmbito da Loja Social, basta contactar com a Direção Técnica da Instituição e preencher uma ficha de parceria. A partir dessa data passa a poder encaminhar pessoas para este serviço.

Se eu não for acompanhado por nenhuma instituição com carácter social, posso usufruir da Loja Social?
Sim. Caso não tenha nenhuma entidade de referência, poderá dirigir-se à sede da Cáritas (morada: Travessa do Forno n.º 16-18, 2100-210 Coruche) e solicitar a sua ficha de encaminhamento. Após análise da sua situação e parecer positivo, será feito o encaminhamento.

Com que periodicidade posso usufruir da Loja Social?
Atendendo a que é importante chegar a um maior número de pessoas, prevê-se que os utentes só possam usufruir da Loja Social uma vez por mês. Caso se verifique que não existe necessidade em usufruir com tanta frequência, o técnico de referência poderá estabelecer um limite mais alargado.

Que bens posso adquirir na Loja Social?
O Banco de recursos dispõe dos seguintes bens:

  • Vestuário de criança e adulto
  • Calçado de criança e adulto
  • Acessórios (malas, cintos, entre outros)
  • Artigos de casa
  • Roupa de casa
  • Livros
  • Brinquedos
  • Outros

Os preços são muito elevados?
Os preços das peças estão afixados na Loja Social, sendo que existem alguns artigos gratuitos. Os preços são, como o nome indica, simbólicos sendo que vão desde os 0,20€ aos 2€, excepto em alguns artigos marcados individualmente.

Como posso doar bens para a Loja Social?
Caso queira doar bens para a Loja Social poderá dirigir-se diretamente às nossas instalações na rua de Olivença n.º 19, 2100-151 Coruche, no seu horário de funcionamento (2.ªs e 4.ªs feiras das 9h30 às 12h) ou dirigir-se à sede da Cáritas de Coruche na travessa do Forno n.º 16-18, 2100-210 Coruche. Artigos de mobiliário e electrodomésticos de grande porte não podem ser entregues na Instituição atendendo à escassez de espaço. Caso os queira doar terá de deixar primeiro o seu nome, contactos e listagem de bens a doar. Quando a instituição tiver pessoas a quem doar será contactado.
Caso queira, também pode publicitar a sua doação no site Dar e Receber, que tem âmbito nacional e um dos seus objectivos é chegar os bens a quem mais precisa. Este Projecto é promovido pela Cáritas Portuguesa e pela Entrajuda.

O que faz a Cáritas com os bens em mau estado ou excedentes?
Quando os bens se encontram em mau estado de conservação ou a quantidade doada é superior ao que é possível escoar, a Cáritas de Coruche estabeleceu parceria com a empresa H Sarah Trading que se responsabiliza por estes bens ou para reciclagem ou para redistribuição a outras instituições. Ou seja, nada é desperdiçado e é canalizado para outras pessoas que precisam.

Qual é o destino do dinheiro obtido com a venda dos bens da Loja Social?
Com a venda dos bens da Loja Social, a Instituição canaliza as verbas obtidas para a sua acção social, ou seja, para apoiar as famílias que se encontram em acompanhamento social na instituição, mediante avaliação técnica.

COC

Centro de Ocupação de Costura é um projeto ocupacional para as pessoas da comunidade que tem como objetivo a ocupação de tempos livres de adultos, nos quais se elaboram diferentes manualidades, se estimula o convívio e, quando possível, angaria-se fundos para a ação social da Instituição.

Objetivos

  • Cidadania solidaria
  • Quebra do isolamento
  • Ocupação
  • Capacitação
  • Angariação de fundos

Equipa técnica

Um grupo de voluntárias com motivação e garra.

Horário de Funcionamento

Funciona às terças e quintas feiras das 10h00 às 13h00

Contactos

Morada: Rua dos Bombeiros Municipais, nº 22, 2100-179 Coruche
Informações: 960 466 095 (CLDS+)