Início > Serviços > Social +
capa social +

social +

A Cáritas de Coruche, desenvolve ainda outros projetos diferenciados no âmbito da ação social com diferentes objetivos, nomeadamente:


ELOS

Este projeto, de âmbito sóciocaritativo, destina-se a apoiar famílias socialmente desfavorecidas, através de uma rede de colaboradores voluntários (elos) em articulação com a Cáritas Diocesana de Évora. Daí designar-se por: “Projeto de Apoio à Família – Elos/Cáritas” ou simplesmente: “ELOS /CÁRITAS”.

A quem se dirige?

Os destinatários do projeto são, prioritariamente, as famílias cuja situação económica se situa no limiar da pobreza, ou seja, aquelas que se debatem com insuficiência de rendimentos no acesso aos bens de primeira necessidade.

Objetivos

  • Na Cáritas de Coruche o projeto tem como principais objetivos: Criar o “Observatório Social do Atendimento Social de Proximidade” de Coruche, o qual, através dos ELOS (pessoas de referência em cada freguesia do concelho de Coruche) pretende identificar e encaminhar as situações de maior pobreza, para que não exista ninguém que por desconhecimento, ou negligência da comunidade, deixe de receber o apoio de que necessita;
  • Apoiar através do pagamento de despesas pontuais e/ou disponibilização de bens às situações de emergência social identificadas e encaminhadas para o projeto e, nos casos em que se verifique pertinência, encaminhamento para os recursos locais;
  • Realizar avaliação social periódica a todos os agregados familiares acompanhados no âmbito do ELOS;
  • Estabelecer parcerias com outras entidades públicas e privadas de modo a reforçar os recursos disponibilizados pelo projeto.

Princípios orientadores da intervenção

A missão e os valores que regem a Ação da instituição.

Equipa técnica

Intervêm na execução do projeto três tipos de Agentes:

  • Técnicos sociais (disponibilizados pela Cáritas Diocesana de Évora e que têm a função de coordenação da atividade realizada pelos pólos locais);
  • Agentes locais de ação sóciocaritativa (na qual se inserem os técnicos disponibilizados pelos pólos locais e que têm a função de atendimento e acompanhamento das situações sociais encaminhadas para o projeto e mobilização dos ELOS);
  • ELOS (pessoas da comunidade que identificam, referenciam e acompanham situações de pobreza mais evidentes, existentes na respetiva comunidade paroquial).

Serviços

No ELOS desenvolvem-se as seguintes ações:

  • Avaliação e atendimento social;
  • Visitas domiciliárias (quando se verifique pertinente);
  • Apoio pontual no pagamento de despesas/dívidas (mediante critérios e disponibilidade financeira);
  • Articulação com outros recursos da instituição e comunidade.

Admissão

Para que uma família possa ser abrangida pelo ELOS existe necessidade de se realizar uma avaliação social da situação atual do agregado familiar, de modo a aferir se responde aos critérios de admissão. Para que possa ser feita a análise sócioeconómica da família serão pedidos comprovativos de despesas e receitas, e cópia dos cartões de identificação de todo o agregado familiar. Se necessário poderá ainda ser feita visita domiciliária.

Só após parecer positivo dos técnicos, a família será integrada no ELOS. As famílias que já estejam a ser alvo de acompanhamento pela Cáritas de Coruche noutras respostas sociais ou por outras entidades do concelho que realizem acompanhamento social, só serão integradas após parecer positivo dos seus técnicos de referência.

Horário de Funcionamento

O ELOS funciona todos os dias de manhã (10h00 às 12h00), mediante a necessidade.

Contactos

Morada: Travessa do Forno n.º 16-18, 2100-210 Coruche
Tlf: 243 679 387

Perguntas Frequentes

Posso usufruir do ELOS?

O que é necessário para poder ser abrangido?

Em que consiste o apoio do Elos?

Com que periodicidade?

Por quanto tempo o meu processo é válido?

Ao ser abrangido pelo ELOS posso ser alvo de visita domiciliária e avaliação social?

Com que periodicidade a minha situação social será avaliada?

De onde são provenientes as verbas do ELOS?

Loja Social

Espaço onde se procura dar resposta às necessidades das famílias na aquisição de bens de primeira necessidade a preços simbólicos. É dinamizado por um grupo de voluntários e conta com a colaboração das várias equipas técnicas da Instituição que fazem a sinalização e encaminhamento das pessoas para este recurso

A quem se dirige?

A população alvo a abranger são crianças e jovens, famílias, idosos, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, beneficiários de RSI e comunidade em geral, com carência económica.

Objetivos

  • Promover e contribuir para a melhoria das condições socioeconómicas das famílias em situação de maior vulnerabilidade do concelho de Coruche, apresentando-se como um recurso complementar às intervenções de carácter social, através da disponibilização de bens a preços simbólicos;
  • Desenvolver a responsabilidade social das empresas e comércio locais, através da criação de protocolos que viabilizem a sustentabilidade do espaço, bem como na recolha dos bens.

Princípios orientadores da intervenção

A ação da loja social sustenta-se na missão e valores da Cáritas de Coruche estando subjacente a vontade de contribuir para o bem-estar pessoal e social da comunidade de Coruche.

Equipa técnica

Um grupo de voluntárias com motivação, garra e vontade de apoiar o outro.

Horário de Funcionamento

Funciona às segundas e quartas feiras das 9h30 às 12h00

Contactos

Morada: Rua de Olivença, 19, 2100-151 Coruche
Informações: 934 010 625 (Direção Técnica)

Perguntas Frequentes

Como posso usufruir da Loja Social?

Como posso ter acesso à ficha de encaminhamento?

Para poder ter acesso à Loja Social necessito de ser acompanhado pela Cáritas?

A minha entidade não é parceira da Cáritas. O que é necessário fazer para que passe a ser parceira neste projecto?

Se eu não for acompanhado por nenhuma instituição com carácter social, posso usufruir da Loja Social?

Com que periodicidade posso usufruir da Loja Social?

Que bens posso adquirir na Loja Social?

Os preços são muito elevados?

Como posso doar bens para a Loja Social?

O que faz a Cáritas com os bens em mau estado ou excedentes?

Qual é o destino do dinheiro obtido com a venda dos bens da Loja Social?

COC

Centro de Ocupação de Costura é um projeto ocupacional para as pessoas da comunidade que tem como objetivo a ocupação de tempos livres de adultos, nos quais se elaboram diferentes manualidades, se estimula o convívio e, quando possível, angaria-se fundos para a ação social da Instituição.

Objetivos

  • Cidadania solidaria
  • Quebra do isolamento
  • Ocupação
  • Capacitação
  • Angariação de fundos

Equipa técnica

Um grupo de voluntárias com motivação e garra.

Horário de Funcionamento

Funciona às terças e quintas feiras das 10h00 às 13h00

Contactos

Morada: Rua dos Bombeiros Municipais, nº 22, 2100-179 Coruche
Informações: 960 466 095 (CLDS+)