Início > Serviços > GIP
capa gip


logoyipo gip4O Gabinete de Inserção Profissional (GIP), é uma estrutura de apoio ao emprego que, em estreita cooperação com os serviços de emprego, suporta a atuação destes no desenvolvimento de atividades que contribuem para a inserção ou reinserção profissional de desempregados.
O GIP da Cáritas Paroquial de Coruche, em parceria com o IEFP, iniciou funções no dia 14 de agosto de 2015.

A quem se dirige?

O GIP destina-se a apoiar: jovens e adultos desempregados inscritos nos serviços de emprego e por estes sinalizados/afetos; pessoas em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho; jovens NEET (Jovens NEET (neither in employment, education or training) jovens entre os 15 e os 29 anos, inclusive, não integrados em modalidades de ensino ou formação ou no mercado de trabalho), direcionados pela plataforma Garantia Jovem ou que se dirijam ao GIP por sua iniciativa.

Objetivos

Os objetivos deste gabinete passam por reforçar o apoio aos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho; complementar a atividade do serviço público de emprego, numa lógica de proximidade, garantindo o desenvolvimento das ações contratualizadas com os serviços de emprego; promover o acesso às oportunidades educativas e formativas e desenvolver uma atitude empreendedora de abordagem ao mercado de trabalho.

Técnico

O GIP será dinamizado por uma técnica licenciada em Sociologia.

Principais atividades

Os desempregados beneficiam de um vasto leque de atividades que o GIP pode desenvolver, em estreita articulação com os serviços de emprego, nomeadamente:.

  • informação profissional para jovens e adultos desempregados;
  • apoio à procura ativa de emprego e desenvolvimento da atitude empreendedora;
  • acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
  • encaminhamento para ofertas de qualificação;
  • divulgação de medidas de apoio ao emprego, formação profissional e empreendedorismo e apoio ao encaminhamento de candidatos;
  • divulgação de ofertas de emprego e colocação de desempregados nas ofertas de emprego disponíveis e adequadas;
  • apoio à inscrição onlinedos candidatos a emprego;
  • divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
  • ações previstas no eixo 1 (Emprego, formação e qualificação) do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – CLDS+;
  • informação sobre o conteúdo e abrangência de alguns serviços e apoios em matéria de segurança social;
  • controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego;
  • motivação e apoio à participação em ocupações temporárias ou atividades em regime de voluntariado, que facilitem a inserção no mercado de trabalho;
  • outras atividades consideradas necessárias, pelos serviços de emprego, para apoio à inserção profissional dos desempregados.

Horário de funcionamento

O GIP funciona todos os dias da semana das 9h00 às 17h00, nas instalações da Cáritas Coruche. O atendimento ao público é feito nos seguintes horários:

Segunda: 14:30h às 16:30h
Terça: 9:30h às 12:30h
Quarta: 14:30h às 16:30h
Quinta: 9:30h às 12:30h
Sexta: 9:30h às 12:30h

Contactos

Morada: Largo de Valadares, nº1/2, 2100-112 Coruche
Tlf: 960 164 387 / 243 677 219
E-mail: gip@caritascoruche.pt

Legislação

O GIP é legislado nos termos da Portaria nº 140/2015, publicada em Diário da República em 20 de maio e que regula o funcionamento dos Gabinetes de Inserção Profissional.