Início > Serviços > RSI – Coruche | Samora Correia
capa rsi

LOGOTIPO RSI

O Rendimento Social de Inserção é um instrumento de política social de combate à pobreza. Consiste num apoio para os indivíduos e famílias mais pobres visando a integração social [Emprego/Formação, Educação, Saúde, Psico-Social], através de um contrato de inserção e uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas. A equipa protocolada RSI permite um acompanhamento próximo destas famílias, permitindo a sua individuação em função da realidade de cada comunidade e um maior rigor e adequação quer ao nível da intervenção quer ao nível dos recursos.

A quem se dirige?

A pessoas ou famílias que necessitam de apoio para melhorar a sua integração social e profissional, que se encontrem em situação de carência económica grave e que cumpram as demais condições de atribuição.

Objetivos

Acompanhamento psicossocial sob a orientação da Segurança Social visando a inserção social [Educação, Saúde, Emprego, Social, Pessoal/Familiar…] e que conduza à progressiva autonomia da pessoa/família.

Equipa técnica

A Equipa Multidisciplinar é constituída por um Técnico Superior em Psicologia Clínica, um Técnico Superior em Educação Social, um Técnico Superior em Serviço Social e três Ajudantes de Ação Direta.

Horário de Funcionamento

Todos os dias da semana, das 9h-17h.

Contactos

Morada: Largo de Valadares, nº1, 2100-112 Coruche
Tlf: 243 677 218
Tlm: 934 010 521 / 936 585 438
E-mail: rsi.coruche.samoracorreia@caritascoruche.pt

Intervenção/ Atividades

A equipa acompanha uma média de 170 agregados familiares/mês no âmbito do Núcleo Local de Inserção de Coruche e Benavente (Freguesia de Samora Correia).
As ações de acompanhamento da pessoa/família beneficiária de RSI compreendem:
a) Elaboração do diagnóstico da situação familiar;  b) Elaboração do relatório social; c) Negociação/elaboração do programa inserção; d) Execução, acompanhamento e avaliação do programa de inserção; e) Acompanhamento Psico-Social [Entrevistas no Serviço e Domicilio, Articulação com Outros Serviços, Programas de Intervenção Psico-Social em Grupo (Oficina Encontro d’artes, Oficina de Imagem Pessoal, Oficina a Brincar é que a Gente se Entende, Oficina + Emprego/Teia, …), Consulta Psicológica, …], acompanhamento a consultas médicas em situações clínicas graves e de isolamento social, …