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CAFAP 72 – Quanto valem as notas?

“(…) o que nos parece evidente hoje em dia é que muitos pais estão centrados quase em exclusivo no rendimento escolar dos filhos. Nalguns casos assistimos mesmo à transformação da própria casa num centro de explicações, dos pais em explicadores e, como qualquer cereja no topo do bolo, dos filhos em alunos. A vida fica reduzida […]

CAFAP 71 – Adoção em Portugal

“(…)Quando um adulto ou casal assume a vontade de adotar uma criança surgem-lhe imediatamente questões às quais é necessário ter resposta: “O que é a adoção?”, “Como adotar?”, “Onde me dirigir?”, “O que é necessário?”, “Existem critérios?” ou “Quanto tempo vou esperar?”.  

CAFAP 70 – Bater ou não bater?

“(…) A questão não é se uma palmada deve ser classificada como crime, punível pela lei e se é moralmente “certa ou errada”. Esse é um debate tão fervoroso e já dura há tanto tempo que não parece que se irá chegar a um consenso. Parece, assim, ser mais promissor averiguar se as palmadas são […]

CAFAP 69 – Limite e Consequência

“(…) Esta é uma das causas para os pais de adolescentes começarem a perder a autoridade e para que os comportamentos incorretos se mantenham. Punir ou castigar nem sempre resulta, e quando resulta podem estar a mudar comportamentos através do medo e não pela responsabilidade. Castigar é, por vezes, condicioná-los pelo medo, o que está longe […]

CAFAP 67 – Estilos Parentais

“(…) São os “pais-amigos” e, como tal, evitam sempre que possível o exercício da autoridade. Há geralmente calor afetivo, sem exigências de maturidade, ou seja, os pais respondem aos pedidos das crianças e são carinhosos, não sendo exigentes quanto a normas ou deveres. (…)”

CAFAP 52 – Os Pais e os TPC

[…] Fazer os tpc por eles, corrigir por eles ou criticar com vigor, retira à criança a oportunidade de ser ela a pensar como deve fazer, a decidir quando fazer, a avaliar o que está errado e a emendar de seguida por si própria, tal como a ter brio num trabalho que é obra sua […]

CAFAP 44 – Dizer “Não” – A importância

“(…) Identificar os pais como autoridade de respeito, que dizem que não pode fazer tudo o que quer: impor o limite à criança com firmeza e autoridade é a origem do respeito pelos pais, e em seguida, pelas outras pessoas. É que, no momento em que a criança é frustrada na sua intenção de obter […]

CAFAP 6 – Castigo ou Elogio

Aprender quais são os comportamentos certos ou os errados é uma tarefa importante para o desenvolvimento das crianças e para a sua integração social. Quando estabelecemos regras e limites, estamos a criar um ambiente seguro que as ajuda a desenvolverem o auto-controlo, o auto-respeito e o respeito pelos sentimentos dos outros.[…]

CAFAP 1 – Hiperactividade

A ansiedade, a inibição, a hiperactividade ou qualquer outra forma de expressão, é sempre uma manifestação visível do estado mental que se vive em determinado momento. Por isso mesmo, todos os comportamentos merecem uma análise aprofundada, que se preocupe com a compreensão do sentido que está implícito ao seu aparecimento, diminuição ou aumento. Sem essa […]