A funcionar desde 1986, o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) é um serviço socioeducativo que proporciona, num espaço físico harmonioso, atividades lúdico-pedagógicas e um clima de compreensão e cumplicidade entre os jovens, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais, através de diferentes modelos de prevenção e intervenção.
Assenta a sua ação na construção de uma relação de respeito, confiança, liberdade e responsabilidade, para que os jovens estabeleçam uma correlação entre família/escola/comunidade.
A quem se dirige?
É uma resposta que proporciona atividades lúdico-pedagógicas a jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, que frequentem os 2º e 3º ciclos do ensino básico, nos períodos disponíveis da sua atividade letiva.
Objetivos
A criação do CATL surgiu como resposta à necessidade pessoal, social e emocional, dos jovens do concelho de Coruche. Resulta de um trabalho em equipa que, surge como um complemento educativo destinado aos jovens e que é reconhecido e solicitado pela escola, professores e toda a comunidade. Os seus objetivos são descritos em seguida:
- Desenvolver atividades lúdico-pedagógicas, instruindo os jovens para tomada de decisões, mais efetivas e responsáveis;
- Fomentar ações de esclarecimento e informação sobre os riscos inerentes a estas idades, na sociedade, de forma a incutir nos jovens uma mentalidade mais conscienciosa, permitindo-lhes ser autónomos e conscientes nas decisões que tomam no dia-a-dia;
- Fomentar o espírito de solidariedade e de iniciativa;
- Estimular a criatividade e os sentidos;
- Impulsionar o gosto pelo sucesso escolar;
- Estimular a autoconfiança e despertar competências a ela intrínsecas;
- Fomentar através de atividades de grupo o respeito pela pluralidade de culturas e inserção em diversos grupos sociais;
- Promover o crescimento pessoal e social do jovem, formando a consciência para a cidadania.
Princípios orientadores da intervenção
O CATL estabelece e aplica estratégias como o acompanhamento, a partilha de informação especializada, a inclusão e a prática de diversas atividades lúdicas e pedagógicas, para reduzir os riscos inerentes a estas idades e para estimular o sucesso escolar.
Tem como objetivo implementar nos jovens práticas de formação para que os mesmos cresçam como indivíduos mais conscientes, críticos e autónomos, tendo como base o maior respeito por si próprio e pelo outro.
Equipa técnica
A equipa técnica é constituída por uma Educadora Social, uma Monitora e uma Auxiliar de Cuidados de Crianças.
Horário de funcionamento
Durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00.
Contactos
Morada: Travessa do Forno, 16-18, 2100-110 Coruche
Tlf: 243 679 387
Tlm: 962 157 819
E-mail: atl@caritascoruche.pt
Serviços
Ocupação de Tempos Livres
No A.T.L. os jovens aprendem e divertem-se, desenvolvendo e participando em diversas atividades.
- Transporte (14:00 e 16:00 da escola para a Instituição) – é fornecido se for solicitado através de um preço simbólico;
- Lanche diário;
- Os jovens estão assegurados por um seguro.
Sala de Estudo
A sala de estudo surge como resposta à ausência de hábitos de trabalho ou métodos de estudos inadequados e à inexistência de motivação para os contextos de aprendizagem, que prejudicam, na maioria das vezes o sucesso escolar.
Cada vez mais as famílias procuram esta resposta, para combater a grande desmotivação dos jovens em relação às atividades escolares e pelas suas atitudes negativas face à escola.
Os seus objetivos são descritos em seguida:
- Implementar práticas de estudo de forma a resolver as dificuldades dos alunos, combatendo o insucesso e o abandono escolar;
- Realização de atividades pedagógicas;
- Apoio na preparação para os testes;
- Auxílio na realização dos trabalhos de casa e outros trabalhos científicos solicitados na escola.
Inscrições
Os jovens ingressam no CATL após uma inscrição em que a responsabilidade dos pais é indispensável.
Documentos necessários:
- Ficha de inscrição
- Fotocópia do cartão do cidadão