Início > Notícias > Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE) Coruche Investe é mais-valia para desempregados do concelho

O CLDS+ Coruche Investe, numa parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), tem vindo a dinamizar o GEPE. A funcionar desde outubro de 2014, o GEPE Coruche Investe já apoiou a integração de 10 pessoas em mercado de trabalho e formação profissional

Os GEPE são grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem semanalmente com o objetivo de efetuarem procura ativa de emprego, onde todos os elementos do grupo colaboram e se entreajudam.

A procura ativa de emprego, o combate à desmotivação, ao isolamento e à prevenção da depressão, são os principais focos de trabalho destes grupos. O apoio do animador é essencial para conduzir o grupo através da metodologia escolhida.

Pelo grupo já passaram 18 pessoas desempregadas, sendo que presentemente são seis. De todos os elementos que passaram no grupo, sete abandonaram o grupo por terem sido inseridos em mercado de trabalho e três porque foram inseridos em formação profissional.

Os temas abordados em cada sessão vão desde a análise curricular, preparação de cartas de apresentação/motivação, simulação de entrevistas, exercícios de auto-conhecimento, exercícios de gestão pessoal, imagem pessoal, ferramentas de pesquisa, redes sociais, divulgação de ofertas de emprego, entre outros. Além destas sessões, também se fizeram encontros com outros grupos GEPE.

Ultimamente, a Associação Conta-Cenas tem apoiado a dinamização das sessões do GEPE.

A aposta neste tipo de metodologia está a revelar-se uma mais-valia para a inserção profissional dos desempregados do concelho de Coruche.

Quem estiver interessado em integrar o GEPE, pode inscrever-se através dos seguintes contactos: cldsmaiscoruche@caritascoruche.pt, 243 677 219 ou 960 466 095.