Início > Notícias > O CLDS+ apresentou o Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego, decorreu no passado dia 29 de Julho
Sem título-3222

“Os Grupos de Entreajuda na Procura de Emprego – GEPE são grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem periodicamente e cujo objectivo é a procura activa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se entreajudam.”

A rede GEPE é um projecto experimental e inovador que pretende desta forma apoiar desempregados, em particular os que sofrem um maior impacto psicológico do desemprego, quer pela sua duração, pela situação inesperada ou pela vulnerabilidade em que se encontram. Através da dinâmica de entreajuda em grupo, metodologia adaptada de outros contextos de “auto-ajuda”, procurar-se-á ultrapassar a desmotivação, o isolamento e a tendência depressiva a que o desemprego muitas vezes conduz. Com o apoio de um facilitador/animador, o grupo focar-se-á na procura activa de emprego para os seus membros, tendo cada um deles a função de apoiar os restantes nesta missão. Com uma atitude positiva e o enfoque proactivo sobre o mercado de trabalho, é uma experiência de solidariedade e de dádiva entre os próprios desempregados. Os GEPE são constituídos, tendencialmente, por 8 a 12 membros. Os GEPE’s não têm emprego para oferecer, não têm subsídios para distribuir, nem são uma solução mágica para todos os problemas dos desempregados. Mas podem ser o início da solução, proporcionando a cada membro dos GEPE’s uma ajuda e oportunidade de ajudar outros com problemas similares.

In Coruche Magazine, n.º56 – 3.ª série; Maio/Agosto 2014