Início > Notícias > Equipa Multidisciplinar de RSI = Acompanhamento Psicossocial = Proximidade Pessoal e Social

Desde Agosto de 2013, o RSI avaliou e acompanhou 390 famílias, no concelho de Coruche e Benavente (Samora Correia, Porto Alto), o que corresponde a um total de 1170 pessoas, das quais aproximadamente 45% são crianças/jovens. Atualmente estão em acompanhamento 148 famílias (NLI Coruche=76, NLI Benavente=72).

A equipa Multidisciplinar de RSI, atuando sob as mais diversas formas junto de pessoas e famílias em situação de pobreza e pautando a sua intervenção por uma lógica de maior proximidade pessoal e social, visa garantir a criação de condições de autonomia para a promoção da mudança pessoal e/ou social. Desempenha o papel de interlocutor/mediador, sendo como que um instrumento nessa tarefa de transformação e de construção, através das mais diversas ações:

a) promoção, desenvolvimento e capacitação pessoal;

b) promoção da relação propriamente dita entre sujeito e comunidade;

c) promoção e envolvimento comunitário.

Considerando a relação que se estabelece com as pessoas como o principal “instrumento” de intervenção e prevenção, e como o principal agente catalisador de mudança, há que criar contextos que favoreçam e promovam essa relação. A prevenção de sintomas sociais associados à vulnerabilidade social não se dirige a ninguém em especial, mas a todos nós.